Doação de Medula Óssea

Especificamente hoje, ocorreu na cidade de Poços de Caldas – MG uma campanha de doação de medula óssea, tendo em vista que um jovem de 23 anos é portador de aplasia de medula óssea (http://www.saudevidaonline.com.br/aplasia.htm) há três anos. Devido à grave e rara doença, ele precisa receber sangue diariamente e, mesmo essa medida, é paleativa. Está mais do que clara a necessidade urgente desse jovem, visualmente debilitado. Ele se chama Jonathan e apenas uma medula 100% compatível com a dele pode salvá-lo.

Quando me deparei com ele, pensei em quantas pessoas necessitam de um pequeno ato de ajuda para encontrar a cura e em como as pessoas são covardes, negando em grande maioria tal ajuda, gratuita. Quantas pessoas, portadoras de doenças tão raras e/ou perigosas como a dele ou não, precisam que pessoas como nós doemos uma parte de nós que não nos fará falta para salvar suas vidas?

Hoje, eu descobri a importância disso e vi-me tocada profundamente, ainda mais quando pude ver as pessoas que trabalhavam na campanha emocionadas, chorando, ao verem surpreendemente uma fila enorme se formar para o cadastro de doadores de medula óssea e permitindo a coleta de seu sangue para descobrir a compatibilidade, seja com Jonathan, seja com qualquer pessoa que necessite no Brasil.

Ainda assim, essas pessoas são uma parcela minúscula da sociedade e, quanto mais pessoas se oferecerem a ajudar, com certeza, mais se aumentam as chances de os doentes vencerem e viverem saudáveis!

Não posso explicar o que sinto diante de toda essa situação, mas a sensação de talvez poder ajudar alguém dessa forma é geradora de grande emoção.

Se você não doa por ter medo da agulha ou receio por qualquer questão, a coleta da medula não precisa acontecer da mesma maneira que a coleta de sangue, ao contrário, quando coletada diretamente de sua origem, o que acontece com a submissão à anestesia, o procedimento demora aproximadamente 40 minutos e não se sente nada! Em poucas semanas, a medula do doador está completamente recuperada!

Procurem os hemocentros de suas cidades e cadastrem-se como doadores de medula e de sangue! Apesar de ainda não conhecer tal sentimento, imagino que não haja nada mais gratificante do que ser capaz de salvar uma vida!

Para saber mais sobre a doação de medula óssea, leia:

http://eptv.globo.com/doacao/medula.asp

http://www.ameo.org.br/interna2.php?id=5

E pesquise…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s